“Estudar é uma atividade diária,
que requer dedicação e muito empenho. É utilizar-se dos recursos mentais para
compreender, adquirir novas experiências, aprender. É frequentar a escola e
examinar cuidadosamente as matérias trabalhadas na sala de aula, tentando levar
tais conhecimentos para a vida diária.”
A escola como instituição de ensino,
tem a função básica de garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e
valores preparando o adolescente para a inserção no mundo do trabalho e para a
intervenção crítica e consciente na sociedade. É necessário que a escola
propicie o domínio dos conteúdos culturais
básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras.
Vários fatores
influenciam o aproveitamento escolar do aluno, porém é inquestionável que o acompanhamento
dos pais nas atividades escolares faz a diferença no rendimento dos mesmos. Se
a escola e a família buscam ações coordenadas, os problemas são enfrentados e,
na medida do possível, resolvidos.
A busca pelo aproveitamento
escolar de um filho começa com mudanças no comportamento familiar, através de
ações voltadas para a melhoria do rendimento. Entre tais ações, citamos:
monitoramento sistemático de atividades escolares, fornecimento de um ambiente
favorável ao estudo, determinação de um horário exclusivo de estudos, controle
sobre o acesso a determinados meios de comunicação (celular; televisão e Internet), restrição quanto a passeios
particulares em dias próximos às avaliações e auxílio na resolução das tarefas
escolares. Tais ações reforçam o vínculo afetivo, pois limites e disciplina
revelam a responsabilidade em cuidar de indivíduos que ainda estão em formação,
preparando-os para a vida adulta e ainda estabelece a confiança mútua entre a
família e o adolescente. Aos pais cabe compreender que a independência do filho
não aparece por se fazer as coisas sozinho, mas por se conquistar segurança
para poder caminhar com as próprias pernas. E segurança só se conquista através
da participação do outro, do elogio que se recebe, da credibilidade confiada,
dos limites e da disciplina que lhe são exigidos.
Muitas vezes a família, ocupada
em prover todas as necessidades do adolescente (inclusive àquelas que
não são tão necessárias assim...), acaba não participando ativamente do processo
educativo dos filhos, lançando todas as responsabilidades para a escola, que
sozinha pode muito menos. O maior investimento dos pais é a presença, a
participação, a contribuição, se inteirando da rotina escolar dos filhos.
O
adolescente cuja família participa de forma mais direta do cotidiano escolar,
apresenta um desempenho superior em relação a que os pais estão ausentes do seu
processo educacional. Ao conversarem com o filho sobre o que acontece na
escola, cobrarem e se interessarem pelas tarefas de casa e de classe, não
permitir que faltem à escola, e incentivar a ter boas notas e hábitos de
leitura, os pais estarão contribuindo para a obtenção de notas mais altas.
Com
essas atitudes e cada um assumindo suas responsabilidades diante dos estudos,
certamente o processo educativo será alavancado por vitórias e também
estreitarão o vínculo entre família, aluno e escola. É bom lembrar que o sucesso
acontece quando cada um faz a sua parte.